VEJA: FAFÁ DE BELÉM E LUCIANO HUCK SÃO CRITICADOS APÓS COMENTÁRIO SOBRE TOADA ‘VERMELHO’

Uma fala de Luciano Huck durante o programa Domingão com Huck, exibido no último domingo (27), gerou forte repercussão nas redes sociais. Ao apresentar Fafá de Belém, o apresentador afirmou que a música “Vermelho” virou um hino da cultura paraense, ignorando a origem da canção, que é uma toada do Boi Garantido, de Parintins, no Amazonas.

A própria Fafá de Belém, que participou do quadro no programa e cantou a toada, também comentou: “Virou hino do Benfica, time de Portugal”. A fala acabou reforçando a ideia de apropriação cultural e apagamento da origem amazonense da música.

Composta em 1996 por Chico da Silva, “Vermelho” é uma das toadas mais marcantes do Boi Garantido e referência do Festival de Parintins. Diante da repercussão negativa, o compositor também se manifestou: “A letra fala por si: ‘Vermelho’ é Garantido. É Amazonas. É Parintins. É o batuque da arena, é a paixão do curral, é o povo encarnado na festa.”
Apesar da crítica, Chico agradeceu Fafá por levar a canção a mais pessoas.

Foto: Divulgação

Após a polêmica, Fafá de Belém se pronunciou nas redes sociais destacando o valor da obra e reafirmando sua origem:
“Ouvi pela primeira vez na arena de Parintins, cantada por David Assayag, e fui tomada por enorme emoção. Viva a música popular brasileira! Viva o Boi Garantido!”

Foto: Divulgação

Até o momento, Luciano Huck não comentou a repercussão.

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment