VEJA: LÍDER CONSERVADOR E ALIADO DE TRUMP LEVA TIROS DURANTE PALESTRA EM UNIVERSIDADE NOS EUA

Charlie Kirk, de 31 anos um dos mais proeminentes ativistas conservadores e midiáticos dos Estados Unidos da América (EUA) e aliado do presidente Donald Trump, foi vítima de um atentado a tiros nesta quarta-feira (10) durante uma palestra na Utah Valley University (UVU), em Orem, Utah.

O incidente ocorreu por volta das 13h (horário local), enquanto Kirk discursava para uma grande plateia em um evento ao ar livre parte da “American Comeback Tour”.

Vídeos amplamente compartilhados nas redes sociais, captaram o momento exato: um estalo alto, semelhante a um tiro, é ouvido, seguido pelo aliado levando a mão ao pescoço com uma expressão de dor e tombar para trás em sua cadeira.

Veja Vídeo

O som gerou pânico imediato, com membros do público entrando em desespero e correndo para deixar o local.

De acordo com a universidade e a polícia, o disparo partiu de um prédio do campus a aproximadamente 180 metros de distância do palanque.

Suspeito do Ataque é Detido, Diz autoridades

As autoridades confirmaram que um suspeito foi detido e está sob custódia. Imagens mostram um homem de cabelos grisalhos sendo algemado por agentes, mas sua identidade ainda não foi oficialmente divulgada.

O estado de saúde de Kirk permanece desconhecido. Em comunicado, Aubrey Laitsch, gerente de relações públicas da Turning Point USA, organização fundada por Kirk, confirmou:

“Esta é uma situação em andamento. Podemos confirmar que Charlie Kirk levou tiros. Ele está no hospital e estamos orando por ele neste momento”.

Uma fonte citada pela Associated Press descreveu seu estado como “crítico”, mas não há confirmação oficial sobre a gravidade de seus ferimentos.

O presidente Donald Trump usou sua plataforma Truth Social para pedir orações:

“Todos devemos orar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível dos pés à cabeça. Deus o abençoe”.

(Imagem: Reprodução – Truth Social)

O vice-presidente também se manifestou no X (antigo Twitter): “Faça uma oração por Charlie Kirk, um cara genuinamente bom e um jovem pai”.

O governador de Utah, Spencer Cox, emitiu uma declaração condenando veementemente o ato:

“Os responsáveis serão totalmente responsabilizados. A violência não tem lugar em nossa vida pública. Americanos de todas as convicções políticas devem se unir para condenar este ato”.

A Casa Branca também se manifestou, pedindo orações pelo influenciador.

A investigação sobre o ataque continua, com as autoridades trabalhando para apurar os motivos e as circunstâncias exatas do tiroteio.

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment