Um microfone aberto captou trechos de uma conversa entre o presidente da China, Xi Jinping, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante o desfile militar realizado nesta quarta-feira (3), em Pequim. O evento marcou o 80º aniversário da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial.
Segundo a agência Bloomberg, enquanto subiam o Portão da Paz Celestial para acompanhar a cerimônia, os três líderes conversaram sobre longevidade e avanços científicos.
Xi Jinping afirmou que há previsões de que pessoas possam viver até os 150 anos neste século.

Um tradutor acrescentou que, no passado, era raro alguém atingir 70 anos, mas que hoje essa idade pode ser considerada “apenas o começo”.
Em seguida, Putin comentou que, com o desenvolvimento da biotecnologia, órgãos humanos poderiam ser continuamente transplantados, o que aumentaria a expectativa de vida e poderia levar, no futuro, até à “imortalidade”.
O áudio da interação durou menos de um minuto, apresentou falhas e foi registrado em mandarim, russo e coreano por meio dos tradutores.
Veja vídeo
Mais tarde, Putin confirmou o conteúdo e disse, em tom de brincadeira, que realmente discutiu com Xi e Kim a possibilidade de as pessoas viverem mais.
Xi Jinping e Vladimir Putin, ambos de 72 anos, estão em momentos distintos de seus governos. O líder chinês se prepara para um possível quarto mandato em 2027, enquanto o russo alterou as leis de seu país para prolongar sua permanência no poder.
Kim Jong-un, de 41 anos, esteve acompanhado da filha na viagem, o que alimentou especulações sobre a preparação dela como sucessora.
*FONTE:PORTAL TUCUMÃ