Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (17) mostra um homem carregando um filhote de jacaré aparentemente morto pelas ruas do bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus.
Nas imagens, que viralizaram, é possível ver o animal sendo transportado no ombro do indivíduo, enquanto a pessoa que registra a cena faz brincadeiras, dizendo que a “janta tá garantida”.
Momento é registrado em vídeo
O vídeo, gravado por uma testemunha que passava pelo local em um ônibus, mostram um homem andando tranquilamente pela rua com o jacaré sobre os ombros.
O réptil aparece sem movimentos, indicando que possivelmente já estaria morto. Ao fundo, testemunhas da cena inusitada fazem brincadeiras com uso do animal como alimento, afirmando que a “janta está garantida”.
Até o momento, não há informações sobre a identidade do homem que aparece no vídeo e nem sobre a origem do animal.
Crime ambiental
De acordo com a legislação brasileira, a captura, transporte ou comércio de animais silvestres sem autorização dos órgãos ambientais é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). As penas podem incluir multas e até prisão, dependendo das circunstâncias.
Especialistas alertam que, além do crime em si, o consumo de carne de animais silvestres como o do vídeo, sem controle sanitário, pode representar riscos à saúde, já que esses animais podem transmitir doenças.
*Fonte: Portal Tucumã