DESEMPREGO CAI NO AM E ACOMPANHA TENDÊNCIA DE MELHORA NO NORTE, DIZ IBGE

O Amazonas apresentou recuo na taxa de desemprego no segundo trimestre de 2025, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral. O índice estadual seguiu a tendência de melhora no mercado de trabalho observada em boa parte da Região Norte.

Entre os sete estados nortistas, quatro tiveram redução do desemprego: Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins. Os demais — Acre, Roraima e Rondônia — permaneceram estáveis. Rondônia, inclusive, figura entre as menores taxas do país, com apenas 2,3% da população economicamente ativa sem trabalho.

Fonte: IBGE

No cenário nacional, a taxa de desemprego caiu em 18 estados e ficou estável em outros nove. Os menores índices foram registrados em Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%). As maiores taxas foram observadas em Pernambuco (10,4%), Bahia (9,1%) e Distrito Federal (8,7%).

De acordo com o IBGE, a redução reflete o aumento do número de pessoas ocupadas no país. “O mercado de trabalho segue mostrando recuperação consistente, com destaque para setores como serviços, comércio e indústria”, afirmou um dos técnicos da pesquisa.

O levantamento mostra ainda que o Brasil encerrou o segundo trimestre com melhora generalizada no emprego, reforçando o ritmo de recuperação da economia. “Mesmo com desafios econômicos, a tendência é positiva, e a queda do desemprego é um reflexo direto do aumento da atividade econômica em várias regiões”, completou o instituto.

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment