Brasil – Os participantes do programa Pé-de-Meia que concluírem o ensino médio em 2025 e participarem dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão direito a um incentivo adicional de R$ 200. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (10).
O bônus é uma estratégia do governo federal para reforçar a permanência e a conclusão escolar, além de incentivar o ingresso no ensino superior.
Como receber o incentivo
O pagamento do bônus será feito em parcela única, depositada na mesma conta da Caixa Econômica Federal utilizada para o crédito das demais parcelas do programa. O depósito ocorrerá após a confirmação da aprovação e da conclusão do ensino médio em 2025.
Os estudantes com 18 anos ou mais podem movimentar ou sacar o valor imediatamente por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível nos celulares para Android e IOS.
A situação do pagamento, assim como as informações escolares e as regras do programa, podem ser consultados no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC.
Andamento do Enem 2025
O segundo dia de prova está marcado para este domingo (16), quando os estudantes resolverão questões de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática. A participação nos dois dias do exame é um dos requisitos para receber o incentivo adicional.
Quem pode participar do Pé-de-Meia
Para fazer parte do programa Pé-de-Meia e ter direito aos benefícios, incluindo o bônus pelo Enem, o estudante deve:
- Estar matriculado no ensino médio da rede pública e ter entre 14 e 24 anos; ou ser estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública e ter entre 19 e 24 anos.
- Pertencer a uma família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) com data de referência até 7 de fevereiro de 2025 e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759 em 2025).
- Possuir CPF regular.
- Ter frequência escolar mínima de 80% no mês.
A iniciativa combina suporte financeiro com estímulo à educação, buscando abrir caminhos para o futuro profissional dos jovens por meio do acesso à universidade.
Sobre o Pé-de-Meia
Criado para apoiar financeiramente os estudantes, o programa Pé-de-Meia, também conhecido como “poupança do ensino médio”, atende atualmente mais de 4 milhões de alunos da rede pública em todo o país.
O Enem, por sua vez, é a principal ferramenta de acesso à educação superior, sendo utilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Com informações do Ministério da Educação (MEC) e da Agência Brasil*
