AVIÃO SECRETO DOS EUA, USADO EM MISSÕES DA CIA, POUSA SEM IDENTIFICAÇÃO NO BRASIL

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Um Boeing C-32B, aeronave utilizada em operações especiais pelo governo dos Estados Unidos, pousou na tarde desta terça-feira (19) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O jato, totalmente branco e sem identificação externa, permaneceu por algumas horas no terminal antes de decolar às 19h52 rumo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A Fraport Brasil, administradora do aeroporto, confirmou o pouso. O modelo é uma versão modificada do Boeing 757-200 e integra o 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea norte-americana, sediado em Nova Jersey.

Conhecido pelo apelido de “Gatekeeper” (Porteiro), o C-32B tem a função de transportar rapidamente diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência para qualquer parte do mundo. A aeronave já foi empregada em situações de crise internacional, como na explosão do porto de Beirute, em 2020, e em grandes eventos globais, como Jogos Olímpicos.

A missão atual teve início em 18 de agosto, partindo de Nova Jersey, com paradas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico) antes de chegar a Porto Alegre às 17h13. Até o momento, nem o governo brasileiro nem autoridades norte-americanas informaram o motivo da presença da aeronave no país.

Equipado com tecnologia avançada de comunicação, sensores e capacidade de reabastecimento em voo, o C-32B é considerado peça-chave para missões de caráter sigiloso, permitindo atuação em cenários de emergência ou operações de segurança estratégica.

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment